27 de março de 2010

[Trainee Carrefour 2009] - Fui aprovado, e agora?

Pessoal,

Segue abaixo um depoimento de um amigo meu,  referente a um processo de trainee que ele disputou no ano passado e foi aprovado. Ele fez uma análise do processo (desde o teste até a entrevista) e contou a experiência que está sendo de trabalhar em uma das maiores redes de supermecado do país e do mundo.

"Ao todo foram 30 aprovados dentre cerca de 7 mil candidatos."




- O processo:

Como a maioria dos processos de seleção a Trainee, o Carrefour adota as seguintes etapas: Inscrição / Triagem, Testes online (Inglês e Lógica), Dinâmica e Painel. Para algumas vagas ainda há um entrevista com os diretores da área.

“Foi um processo que começou relativamente tarde.”

Enquanto muitos processos já haviam sido concluídos e outros já em fase final, o Carrefour abriu as inscrições de Novembro à Janeiro. Foi um processo que começou relativamente tarde. Foram 2 meses de processo para mim, desde a minha inscrição em Dezembro até a aprovação em Fevereiro.

- Dinâmica:

Todas as etapas presenciais aconteceram em São Paulo e embora o Carrefour não ajude com as despesas da viagem gostei muito da forma como foi conduzida a dinâmica, pois permitia que os aprovados para esta etapa marcassem a data que fosse mais conveniente (obviamente dentro de datas pré-estabelecidas por eles).

Só ai se foram duas passagens de onibus (ida e volta) mais uma diária de hotel.

"Quanto aos candidatos, achei eles no perfil básico de toda dinâmica."

A dinâmica teve um foco muito grande sobre a "nova cara" do Carrefour. Isso sempre com foco nos valores da empresa.

Quanto aos candidatos, achei eles no perfil básico de toda dinâmica. Sempre tem aqueles perfis básicos:
    O puxa-saco: que fala que sempre amou a empresa;
    O super capacitado: que tem várias experiências e mil intercâmbios;

"Então ficou a dúvida quanto à bota ou a aprovação."

Para mim, os aprovados nessa dinâmica foram os que mostraram equilíbrio. Nem muito nem pouco qualificados, mas os que mostraram mais vontade e capacidade de aprender.
Mas enfim, a dinâmica foi normal, a apresentação pessoal e o case (de nível médio a difícil, pois exigia que vários fatores fossem levados em consideração, em pouco tempo).

Quer saber o resto? Clique no "Leia Mais"

Após o case, os dois grupos de candidatos tiveram que decidir qual da proposta seria a mais adequada. Sem nenhuma pergunta mirabolante, chega ao fim à dinâmica.
Sinceramente, não achei que aquela foi à melhor dinâmica que eu fiz. Então ficou a dúvida quanto à bota ou a aprovação. Veio a aprovação! =)


- Painel:

Mais uma etapa em São Paulo, e sem ajuda de custo! Lá se vão mais duas passagens e uma diária.
Para o painel, os candidatos aprovados já eram encaminhados as vagas que iriam concorrer e diferentemente da dinâmica a data era fixa e não poderia ser alterada. Preenchemos as nossas 4 opções de vagas na dinâmica e dentre elas fomos encaminhados a que mais tínhamos perfil.

"Não houve nenhuma atividade em grupo envolvendo os candidatos"

No meu caso, foram 6 pessoas para 2 vagas. Não houve nenhuma atividade em grupo envolvendo os candidatos. Apenas a tradicional conversa de bastidores enquanto aguardávamos o início do painel. Enfim, seguimos todos para uma sala onde todos que estavam lá (gestores, ex trainees, RH) se apresentaram e falaram sobre suas respectivas áreas.

Etapas do Painel:

Cada candidato foi avisado que deveria ir a uma loja Carrefour e realizar uma pesquisa com clientes e funcionários. Poderíamos fazer as perguntas que quiséssemos e com base nelas deveríamos montar uma proposta de projeto que visasse algum ganho, seja financeiro, bem estar, e etc. Esse projeto deveria ser apresentado aos gestores presentes no painel mais RH da companhia.

"Após um bombardeio de perguntas, algumas um tanto maldosas, chega ao fim o painel."

Muito mais do que apresentar uma idéia que fosse plausível de projeto eles nos avaliaram de cima a baixo. Postura, comportamento, jeito de falar, estrutura das idéias e, para os que eram de outro estado ou cidade, a possibilidade de mudança para SP.
Após um bombardeio de perguntas, algumas um tanto maldosas, chega ao fim o painel.

Fiquei com uma sensação muito melhor no painel do que na dinâmica. Uma sensação de dever cumprido e que fiz o melhor que pude para conseguir a vaga. Mas de processos entendemos e mesmo achando que fomos bem, às vezes a bota aparece.

Uma semana depois e ansiedade batendo no teto, chega à resposta positiva! Ao todo foram 30 aprovados dentre cerca de 7 mil candidatos.

Depois de Aprovado.....


- Início do programa:

Passada a euforia da aprovação, tem início o programa.
Um dia inteiro de palestras sobre a empresa e qual seria o nosso papel lá dentro.
Semanas rodando em lojas para conhecer os processos desde baixo. Peixaria, açougue, padaria, líquida e seca, eletro, etc. Todas as áreas da loja mesmo!

Hoje, com quase 1 mês de programa, já deu pra ter uma noção de onde estão os gaps e onde é possível melhorar a companhia embora ainda não tenha havido muito contato com as áreas de atuação.

"E a responsabilidade é a de um super-herói"

Desafio inicial: arrumar moradia em São Paulo!
Status: 90% concluído.

A motivação está no alto. Os Desafios são grandes. E a responsabilidade é a de um super-herói. É isso que se espera de um trainee e é isso que podemos oferecer em gratidão pela oportunidade que nos é dada. Vamos com tudo!

Abraço!
David - JP Carrefour 2010 - Business Intelligence



3 comentários:

Unknown disse...

Parabéns pelo incentivo, e um ano depois gostaria de saber como vai seu amigo e quais as expectativas dele na empresa.

Anônimo disse...

Agora é a minha vez no Grupo Carrefour, passei nas duas etapas (Dinâmica e Painel). To feliz por ter passado, mas as vezes parece que nao caiu a ficha ainda.

Unknown disse...

Parabens seu idiota, seja bem vindo ao infernoooooooooooooo