Pessoal,
No post passado eu comentei que iria falar um pouco mais da importância da cultura geral em um candidato. Ante de falar sobre esse tema, vou contar um pouco mais do primeiro processo que participei.
No primeiro dia da faculdade, todos os calouros foram reunidos em uma sala, esperando o coordenador do curso chegar para dar as boas-vindas. No caso eu estava ansioso, pois queria saber dele qual era o futuro de um profissional de ciência da computação. Terminado o discurso, fiquei intrigado com uma frase que ele disse: "Antes de todos perceberem, a maioria aqui da sala vai fazer estágio em uma ótima empresa".
Na mesma hora eu pensei: Para eu conseguir estágio era uma coisa quase impossível, porque eu que vim de ensino médio normal estaria concorrendo com universitários de curso técnico, ou seja, com mais experiência técnica e profissional.
Eu estava entrando na faculdade "zerado", somente com meu curso de inglês e com a minha habilidade pessoal. Já sabia que o meu currículo não iria me segurar por muito tempo e eu teria que tirar vários coelhos da cartola.
Minha primeira entrevista de estágio foi na OI, na época eu estava no 3° período o qual é o mínimo pedido pelas empresas. Fiz a inscrição pelo próprio site deles. A 1° etapa foi a de testes online (português/inglês/raciocínio lógico) que foi bem fácil.
Após a 1 ª semana recebi um email com a confirmação que tinha passado e junto já estava marcado a data da dinâmica de grupo (bateu uma forte ansiedade). Era a minha 1 ª dinâmica, porém eu sabia do que se tratava. Mas falar em público? Mal conseguia apresentar trabalho na escola, ou tirar minha dúvida com o professor na sala de aula, imagina me apresentar na frente de pessoas desconhecidas e gestores que iriam me avaliar.
É claro que não desisti, sabia que era agora ou nunca, era importante pegar experiência nas dinâmicas a fim de melhorar a minha habilidade de comunicação.
Quando entrei na sala já tinham 10 candidatos, com o passar do tempo a sala foi enchendo e foi anunciado que a gestora se atrasaria por 10 min. Aproveite este tempo para conversar com um candidato ao meu lado. Conversa vai, conversa vem, eu já quis saber logo se ele tinha experiência e quais eram suas competências técnicas (é a tal comparação).
No final da conversa já percebi de cara que eu estava no caminho errado, à pessoa com que falei estava bem a minha frente (já tinha experiência de sobra para concorrer não a um estagio e sim a um emprego). Eu não tinha cursos nem experiência, mas mesmo assim não desanimei.
A primeira parte foi uma dinâmica com case.Correu tudo bem. Nós estávamos sendo avaliados por 2 consultoras e uma Gestora da Oi.
Chegou aparte da apresentação pessoal. Preferi ser o último a apresentar a fim de verificar o que os outros deixarem de comentar. Na minha apresentação como aspecto pessoal, eu falei que tinha um bom raciocínio lógico. No final a gestora apresentou a área e falou do perfil que ela estaria procurando. E para minha surpresa ela falou "O candidato deve possuir também um bom raciocínio lógico". Marquei um ponto.
Fui chamado para a entrevista pessoal. A pessoa que me entrevistou foi bem tranqüila, porém para a vaga a pessoal tinha que ter conhecimento disso, daquilo, etc. Eu comecei a ficar indignado. Na minha cabeça estágio não podia pedir pré-requisito, era justamente uma forma de o estagiário aprender algo, ou seja, estágio não é emprego. Como podiam pedir experiência e conhecimento? Ao sair da sala e ir em direção do corredor, quem encontro? A pessoa com quem conversei na dinâmica e que tinha todos os pré-requisitos.
Conclusão... Fui chamado para mais 2 entrevistas na própria OI e por falta de norral não passei. Foram no total 3 entrevistas o qual a última durou 1h.
Fui para casa e comecei a pensar no que deu errado. Era comigo? Eu não estava devidamente preparado? Ou eles não estavam preparados para me receber?
O que posso tirar de tudo isso é:
- Ao entrar na faculdade e passado o primeiro período, se você tem certeza se é isso que você quer, então invista em você. O dinheiro gasto em cursos e treinamento não pode ser pensado como despesa e sim como um investimento na sua carreira.
- Esteja sempre preparado. Já falei várias vezes que nunca se intimide por um candidato que tem mais experiência ou teve a oportunidade de fazer intercâmbio, acredite em você e da sua importância para a empresa.
Nota: Muitas empresas não estão preparadas para receber estagiário, são poucas as quem tem um planejamento para os estudantes e que invistam em possíveis talentos. Só nos resta encontrar uma empresa o qual nos identifiquemos.
[]s,
Nenhum comentário:
Postar um comentário