8 de abril de 2010

Programa de Trainee - E&Y - 3ª Etapa - Dinâmica

Pessoal,

Eu recebi um comentário do post da EY (Veja aqui) , perguntando como estava o andamento do processo. Realmente depois daquele post esqueci de divulgar a vocês como foi a minha dinâmica. Segue abaixo:

Dinâmica:

Aconteceu no dia 25/3 ás 8:30 na própria empresa. Eram 7 candidatos (parte da manhã).

Após a apresentação da empresa e seu programa de trainee, chegou á hora da apresentação individual (ao receber o email da convocação para a dinâmica, tínhamos que montar um ppt, informando: nome/curso/experiência/cursos/projetos de carreira/vida).

Percebi certa tensão na sala, além do RH tinha um gerente sênior da área nos avaliando. Achei o nível dos candidatos muito bom com alguns currículos de cair da cadeira.
Passado a apresentação, chega o case: Fomos divididos em 2 grupos a fim de resolver um problema de uma empresa que tinha uma suspeita de desvio de dinheiro. O que fazer?

O 1º Grupo: Antes da proposta, cada membro fez a sua devida apresentação (cada um nomeando-se como "consultor da empresa EY") e logo em seguida antes de apresentar a proposta eles recebem esta pergunta:
- Quem é o Líder? - perguntou o gerente sênior.


Leia o resto. Clique no "Leia Mais"



A sala ficou em silêncio e em vez de responderem algo, todos informaram que não tinham nenhum líder (como se fosse pouco importante, não acham?).

Outro ponto importante: Ao finalizar a proposta o gerente sênior perguntou a um membro do grupo se ele estaria interessado em trabalhar em sua empresa. (perceberam a pegadinha?) E o que acham que a pessoa respondeu?............... Sim. O restante da equipe provavelmente deve ter percebido (ou não) e negaram a proposta.

Já o meu grupo, que foi o 2º a se apresentar corrigiu os erros do 1º e conduziu bem a proposta. Porém ouve um acontecimento que me ensinou a lidar com uma situação interessante.

O gerente sênior fez uma proposta de efetuar o pagamento da conta bancária pessoal , por tratar-se de uma "operação sigilosa". É claro que não aceitamos, porém tinhámos que justificar. E dei uma resposta como se tivéssemos a obrigação de resolvermos tudo. Éramos consultores de TI. Na hora eu achava que era o certo a fazer.Não é o que fazemos? Queremos ter respostas para tudo.

Nem sempre é assim e nem pode. O mais sensato foi o que o membro do meu grupo respondeu: "Iremos verificar com nosso departamento jurídico". Ponto! Foi a resposta que os avaliadores gostaram e queriam ouvir.

Após o case, teve uma redação e ao finalizá-lo estaríamos liberados.
No dia seguinte, recebi uma ligação informando que eu havia passado para a fase final (Entrevista com o sócio).

Eu confirmei porém já que estudo tanto de manhã e a noite eu tinha a dúvida se me aceitariam. No dia da entrevista (marcado para 16:30) quando foi 14:00 liguei para o RH informando que eu estaria cancelando a entrevista por causa do meu horário de aula (no meu caso sem sombras de dúvidas eu priorizo a faculdade) e dizendo que era melhor falar agora (mesmo sendo tarde) do que na hora ou depois da entrevista. A responsável do RH recebeu muito bem a minha justificativa me agradecendo por eu ter avisado antes.

Esse processo não foi em vão, aprendi algumas falhas que cometi e estarei melhor para outras dinâmicas.


[]s,

8 comentários:

Anônimo disse...

Oi! Tudo bem?! Vc termina a facul no meio do ano? Eh soh p/entender msmo... Se vc estuda de manhã e a noite, está participando dos processos que abrem apenas para aprender? Ou o EY era de início tão imediato? Apenas curiosidade... Abraços

Roberto Machado disse...

EY era de inicio imediato, eu tentava um acordo em relação ao meu horario pois so estudo de manhã 2 dias.. e aproveito p/ treinar.. E aprendi coisas importantes.. ;D

[]s,

Anônimo disse...

Anônimo, já recebeu a sua resposta da entrevista com o sócio da EY? Estou louca esperando a minha resposta e nada...

Anônimo disse...

MEU AMIGO, PRA TER CHUTADO DE INICIO UMA ENTREVISTA NA EY, VOCE SO PODE SER RE-TAR-DADO. JÁ OUVIU FALAR EM FLEXIBILIDADE ? OU VAI APRENDER ISSO DEPOIS DE PASSAR POR TODAS AS ENTREVISTAS TAMBEM ? PQP... ESTGIÁRIO/TRAINEE É FODA !

Roberto Machado disse...

Anônimo,

Eu nem te conheço, você não se identifica e você não precisa falar de forma agressiva. Para a sua informação, no dia da entrevista eu falei com a gerente do RH da EY informando do meu horário e ela me disse que eles não aceitam estudantes que não possa cumprir esse as 8hrs por dia. Você fala em felixibilidade mas eu não descartei eles que não aceitaram.

[]s,

Leilane disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Participei do processo da E&Y aqui em Recife. Foi nesse mês de Junho-Julho, é uma pena, mas fiquei na fase PIPELINE. Começamos em 700 candidatos, passou para 200 e depois para 13. Fiquei na Pipeline -3a etapa, mas não teve nenhuma semelhança com a que você descreveu. De qualquer forma, foi ótimo!

Enfim... Bola pra frente. To me candidatando a outras, e estou na 4a fase de outra empresa.

Carol disse...

Oi! Eu passei na primeira fase online de testes e fiu chamada pra segunda fase. Mas no e-mail, não falavam que eu precisaria montar ppt com dados pessoais e etc que vc comentou. Minha área é Adm de Empresas, por isso deve ser diferente, sei lá. Vc tem alguma dica sobre alguma coisa que viu lá que pode me ajudar? Comentaram algo de salário? Obrigada!!