26 de abril de 2010

Are you ready?

Pessoal,

Faz 3 semanas que comentei o seguinte:

"O Blog vai ganhar um colaborador que vai ser responsável por escrever sobre carreira e geração Y."

A colaboradora do Blog é uma pessoa conhecida por vocês o qual tem muito o que agregar com a experiência que obteve no ano passado por ter vivenciado o que estamos passando no momento com toda essa ansiedade de virar um Trainee.

E para cortar logo o laço desta estréia, segue o texto da Liliane Fonseca conhecida como Lili.


Leia abaixo:

//

Se você está passeando por esse blog ou se formou recentemente ou está no último ano da faculdade é porque você tem muita vontade de fazer a diferença e ter uma carreira sólida, certo?

Os objetivos são nobres e com certeza essa é a época certa para fazer esse tipo de escolha, ou pelo menos é a hora de arriscar nas decisões, mas você está de fato pronto? A pergunta pode parecer um tanto quanto boba, afinal de contas você está disposto e sente ser um profissional com grande potencial, mas a maratona de processos seletivos é ainda mais intensa do que parece ser.

Como vocês podem ver, já estamos com vários processos em andamento e quanto mais nos aproximamos do segundo semestre, maior esse número fica. Eu poderia falar bastante sobre a preparação técnica, inglês, conteúdo de provas online, imagem profissional e um monte de outros requisitos necessários, mas talvez o componente mais importante da jornada rumo aos trainees é a preparação psicológica.

E já aviso: por mais preparado psicologicamente que você esteja sempre pode ser pior! Calma, não quero assustar ninguém, mas chamar atenção para o desgaste que provas, dinâmicas e entrevistas podem causar. É preciso muita maturidade e inteligência emocional (leia-se: contenha a ansiedade) para lidar com a pressão e o nervosismo por respostas.

Leia o resto. Clique no Leia Mais.


Esperar o resultado de uma dinâmica ou a próxima etapa de um processo, enquanto você tem 3 provas online para fazer é complicado. Isso sem contar quando você precisa se concentrar e seu irmão mais novo quer mexer no computador (sim, eu passei por isso!). Nesse momento você lembra que está em uma disputa muito mais acirrada que o vestibular e resolve que vai ser hippie!

Brincadeiras à parte, é uma fase complicada, mas como eu acabei de dizer é uma fase e logo logo termina. Apesar de toda a tensão, quando o resultado é positivo, você percebe que valeu a pena e a sensação de sair vencedor dessa batalha não tem preço. Aí é hora de comemorar e partir para batalhas maiores. Bem vindos ao mercado, futuros trainees!

Um comentário:

Patrick Duprat disse...

Se me permite Roberto, gostaria também de convidar a todos para participar do meu blog, Trainee AmBev 2011, para que possamos trocar idéias e amadurecer algumas.

O endereço é: www.traineeambev.blogspot.com

Um abraço a todos!